Corpos insubmissos em busca da harmonia do mundo

  • Ângela Beatriz de Carvalho Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: “Imitação do Êxodo”, “Passagem para Marion”, ficção portuguesa contemporânea, Lídia Jorge, emancipação social

Resumo

O presente artigo se propõe a ler os contos – “Imitação do Êxodo” e “Passagem para Marion”, inseridos na coletânea O amor em Lobito Bay (2016) –, destacando a configuração estético-política da consagrada escritora por­tuguesa contemporânea Lídia Jorge. Declarações da própria autora sobre o seu ofício literário e reflexões críticas de Vladimir Safatle, presentes na obra Em um com o impulso (2022), nos permitirão analisar os afetos e percepções das personagens Juliana e Marion – corpos insubmissos em busca da harmonia do mundo – em seu processo de emancipação social. Ambos, dotados dos sentidos humanitário e de justiça, subvertem-se contra o poder coercitivo das Instituições, inscrevem o seu sonho e o seu desejo e permitem-se ouvir a música do mundo. A singular enunciação discursiva de Lídia Jorge, ao caminhar pelo limiar, inscreve imagens e parábolas que se revelam testemunhas da História e das existências inquietantes, passíveis de emergirem das sombras em todo o seu esplendor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Beatriz de Carvalho Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Professora Associada 4 de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “A (Im)possibilidade de dar corpo ao passado na arte e na narrativa dos séculos XX e XXI”. Autora de artigos e ensaios sobre a ficção portuguesa contemporânea, publicados em periódicos especializados, livros e anais de Congressos, acaba de lan­çar Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea (Rio de Janeiro, Editora Oficina Raquel, 2023).

Referências

BRECHT, Bertold. O círculo de giz caucasiano. Tradução: Manuel Bandeira. São Paulo: Cosac Naif, 2010.

DENILSON, Lopes. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, FINATEC, 2007.

DIAS, Ângela Maria; GLENADEL, Paula. (orgs.) Estéticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

JORGE, Lídia. O amor em Lobito Bay. Contos. 1ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2016.

JORGE, Lídia. Para um destinatário ignorado. In: Ferreira, Ana Paula (org.). Para um leitor ignorado: ensaios sobre a ficção de Lídia Jorge. Lisboa: Texto Editores, Ltda.; Leya, 2009. p. 33-47.

PLATH, Sílvia. Ariel. Faber & Faber 90th Anniversary Edition, [s.d].

SAFATLE, Vladimir. Em um com o impulso. 1ª.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2022. (Série: Experiência estética e emancipação social; tomo 1).

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2ª. ed. rev., 3ª. reimp. (1ª.ed. Cosac Naify, 2019). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Publicado
2024-01-07
Como Citar
Faria, Ângela B. de C. (2024). Corpos insubmissos em busca da harmonia do mundo. Convergência Lusíada, 35(51), 104-126. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1137