O retrato da esfinge

Palavras-chave: Fim de século, Modernismo, Mário de Sá-Carneiro, Vanguarda

Resumo

Este estudo busca aprofundar a análise das interações ecfrásticas presen­tes na obra de Mário de Sá-Carneiro, destacando as suas complexas re­lações com distintas formas artísticas, tais como a pintura, a música, a dança, a escultura e a arquitetura. Ao explorar estes vínculos, revela-se a busca incansável do autor pelo alcance da Obra de Arte Total. Por meio de uma investigação meticulosa, evidencia-se como Sá-Carneiro transpõe os limites tradicionais da expressão artística, amalgamando influências di­versas e promovendo um diálogo profundo entre diferentes linguagens. Neste sentido, as suas obras emergem como verdadeiros laboratórios da efervescência criativa do período, refletindo não apenas as inquietações individuais do autor, mas também as pulsantes transformações culturais e estéticas de uma época marcada por uma busca incessante pela sínte­se das artes. Assim, ao reconhecermos a riqueza e a profundidade destas conexões ecfrásticas, somos levados a uma apreciação mais ampla e enri­quecedora da contribuição de Mário de Sá-Carneiro para a configuração da Modernidade literária em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Literatura Portuguesa pela mesma universidade, com tese sobre a prosa e a corres­pondência literárias de Mário de Sá-Carneiro. Sua atuação profissional incide sobretudo no Decadentismo, no Modernismo e nos ecos do fim de século na literatura contemporânea quer no que se refere à narrativa, quer no que tange à poesia.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

ALVES, Maria Theresa Abelha. F/V: considerações em torno de uma cor-flor. Metamorfoses. Rio de Janeiro: v. 14, n. 2, p. 13-19, 2017.

BALZAC, Honoré. Traité de la vie élegante. Paris: Editions Sillage, 2011.

BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2004.

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Edição organizada por Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 2000.

CALINESCU, Matei. As cinco faces da modernidade: Modernismo, Vanguarda, Decadência, Kitsch, Pós-Modernismo. Trad. Jorge Teles de Menezes. Lisboa: Veja, 1999.

COMPAGNON, Antoine. Os antimodernos. De Joseph de Maistre a Roland Barthes. Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

D’AUREVILLY, Barbey. Du dandyism et de George Brummell. Paris: Editions Sillage, 2008.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GAY, Peter. O século de Schnitzler. Trad. S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GAY, Peter. Modernismo: o fascínio da heresia. De Baudelaire a Beckett e mais um pouco. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 2011.

HUYSMANS, J. K. Às avessas. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MORETTO, Fúlvia. Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.

PAGLIA. Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do Romantismo à Vanguarda. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. Philadelpho Menezes. São Paulo: UNICAMP, 1996.

SÁ-CARNEIRO, Mário de. Poesia de Mário de Sá-Carneiro. Organização de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Presença, 1996.

SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

SANTANA, Rafael. Lições do Esfinge Gorda. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Trad. José Eduardo Ribeiro Moretzsohn. Porto Alegre: L&PM, 2001.

Publicado
2024-04-21
Como Citar
Santana, R. (2024). O retrato da esfinge. Convergência Lusíada, 35(Esp.), 149-175. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.nEsp.a1290