Camões e a educação pela experiência
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1384Palavras-chave:
Luís de Camões, Canções, Experiência, Conhecimento, ExílioResumo
A lírica de Luís de Camões constitui um vasto campo de pesquisa para aquele que deseja investigar as relações entre poesia e conhecimento. Mas é sobretudo nas Canções, gênero nobre segundo as coordenadas do humanismo quinhentista, que encontramos a paradigmática formulação de um saber novo sobre o mundo, em especial naquelas que encenam de forma mais flagrante a sua trajetória biográfica, conferindo à experiência de vida um papel determinante para a construção de uma poética pessoal, entre a tradição e a modernidade.
Downloads
Referências
CAMÕES, Luís de. Obras completas de Luiz Vaz de Camões. II Volume, Lírica. Organização, introdução e notas de Maria Vitalina Leal de Matos. Portugal: E-Primatur, 2022.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Edição, apresentação e notas de Luis Maffei e Paulo Braz. Curitiba: Kotter, 2024.
DIAS, Sousa. A experiência poética. In: SOUSA, Dias. O que é poesia?
Lisboa: Documenta, 2014. p. 31-39. DOI: https://doi.org/10.55498/MAINSLIBRES.2014.31.1.0039_1
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: escuta, 2000. p. 13-71.
FRAGA, Maria do Céu. Canção. In: AGUIAR E SILVA, Vitor (coord.).
Dicionário de Luís de Camões. São Paulo: Leya, 2011. p. 182-187. HELDER, Herberto. Poemas completos. Porto: Porto Editora, 2014.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
MACEDO, Helder. Camões e a viagem iniciática. Rio de Janeiro: Móbile, 2013.
MATOS, Maria Vitalina Leal de. Canções. In: CAMÕES, Luís de. Obras completas de Luiz Vaz de Camões. II Volume, Lírica. Organização, introdução e notas de Maria Vitalina Leal de Matos. Portugal: E-Primatur, 2022. p. 263-264.
SARAIVA, António José. Luís de Camões. Lisboa: Gradiva, 1997.
SENA, Jorge de. Poesia 1. Lisboa: Guimarães, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Ricardo Braz de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.






