Camões e a educação pela experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1384

Palavras-chave:

Luís de Camões, Canções, Experiência, Conhecimento, Exílio

Resumo

A lírica de Luís de Camões constitui um vasto campo de pesquisa para aquele que deseja investigar as relações entre poesia e conhecimento. Mas é sobretudo nas Canções, gênero nobre segundo as coordenadas do humanismo quinhentista, que encontramos a paradigmática formulação de um saber novo sobre o mundo, em especial naquelas que encenam de forma mais flagrante a sua trajetória biográfica, conferindo à experiência de vida um papel determinante para a construção de uma poética pessoal, entre a tradição e a modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Braz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem se dedicado à pesquisa da poesia portuguesa moderna e contemporânea, especificamente da obra de Herberto Helder. Em 2018, defendeu a tese de doutorado “Das artes da servidão: Camões e o amor do mundo” e, em 2024, organizou, em parceria com Luis Maffei, uma edição d’Os Lusíadas, publicado pela Kotter Editorial.

Referências

CAMÕES, Luís de. Obras completas de Luiz Vaz de Camões. II Volume, Lírica. Organização, introdução e notas de Maria Vitalina Leal de Matos. Portugal: E-Primatur, 2022.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Edição, apresentação e notas de Luis Maffei e Paulo Braz. Curitiba: Kotter, 2024.

DIAS, Sousa. A experiência poética. In: SOUSA, Dias. O que é poesia?

Lisboa: Documenta, 2014. p. 31-39. DOI: https://doi.org/10.55498/MAINSLIBRES.2014.31.1.0039_1

FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: escuta, 2000. p. 13-71.

FRAGA, Maria do Céu. Canção. In: AGUIAR E SILVA, Vitor (coord.).

Dicionário de Luís de Camões. São Paulo: Leya, 2011. p. 182-187. HELDER, Herberto. Poemas completos. Porto: Porto Editora, 2014.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

MACEDO, Helder. Camões e a viagem iniciática. Rio de Janeiro: Móbile, 2013.

MATOS, Maria Vitalina Leal de. Canções. In: CAMÕES, Luís de. Obras completas de Luiz Vaz de Camões. II Volume, Lírica. Organização, introdução e notas de Maria Vitalina Leal de Matos. Portugal: E-Primatur, 2022. p. 263-264.

SARAIVA, António José. Luís de Camões. Lisboa: Gradiva, 1997.

SENA, Jorge de. Poesia 1. Lisboa: Guimarães, 2013.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Braz, P. (2025). Camões e a educação pela experiência. Convergência Lusíada, 36(Esp.), 47–63. https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1384