Quando Camões falou Alemão
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1399Palavras-chave:
Camões, personagem de drama de artista (künstlerdramen), personagem de ópera, Catarina de Ataíde, domínio espanholResumo
Depois que Schlegel divulgou, na Alemanha, em 1803, o artigo Beiträge zur Geschichte der modernen Poesie und Nachricht von provenzalischen Manuskripten, onde estabelece relações entre Os Lusíadas e a vida de seu autor; e, em Dichtergarten (1807), incluiu um soneto dedicado a Camões (“An Camoëns”), confrontando o destino ingrato do poeta com aquilo que fizera pela Pátria, ao mesmo tempo em que o toma como modelo de patriotismo, numa alusão à atitude necessária contra a ocupação do território alemão por Napoleão Bonaparte, vários textos dramáticos surgiram em torno da vida do autor de Os Lusíadas. Era a moda dos dramas de artista (künstlerdramen). Wilhem von Chèzy, Uffo von Horn, Friedrich Halm e Hermann Theodor Schmid escreveram peças, embora nenhuma delas tenha característica de tal gênero. Também Friedrich Adolf Ferdinand Flotow e Gustav Heirich Gans zu Putlitz dedicaram uma ópera a Camões.
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Referências
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