Os Lusíadas e a História
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1415Palavras-chave:
Lusíadas, Poesia, História, Crónica, VitupérioResumo
Vendo Os Lusíadas como uma obra na qual poesia e história se cruzam, procura-se situar Camões em seu mundo e encontrar resposta para as seguintes questões: acharia o poeta, no discurso de cronistas, estímulo para o seu próprio labor? Numa época em que o louvor e o vitupério valem como fins da poesia, que lugar é concedido ao vitupério no grande edifí-cio épico? Que razões sustentam essa presença?
Downloads
Referências
ALVES, Hélio João S. Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista. Coimbra: CIEC, 2001.
ANALYSE da parte do decoro no poema dos Lusiadas de Camões. BNP, Cod. 4655, fls. 89-119v.
ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. A cura di Lanfranco Caretti. 2 v.. Torino: Einaudi, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/owc/9780199540389.001.0001
ARISTÓTELES. Poética. 3. ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992.
BARROS, João de. Crónica do imperador Clarimundo. Com prefácio e notas do prof. Marques Braga. 3 v. Lisboa: Sá da Costa, 1952.
BARROS, João de. Segunda decada da Asia de Joã de Barros. Lisboa: Germão Galharde, 1553.
BARROS, João de. Terceira decada da Asia de Ioam de Barros. Lisboa: João de Barreira, 1563.
BREUE summario dos Reys de Portvgal, desdo Primeyro Rey Dom Afonso Anrriquez atee el Rey Dom Ioam ho Terceyro Nosso Senhor que hora reyna. Edição fac-similada, Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1981.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Leitura, prefácio e notas de Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Apresentação de Aníbal Pinto de Castro. Lisboa: Ministério da Educação/ICALP, 1989.
CASTANHEDA, Fernão Lopes de. Ho livro primeiro dos dez da historia do descobrimento & conquista da India pelos Portugueses. Coimbra: João da Barreira, 1554.
CASTANHEDA, Fernão Lopes de. Historia do livro segundo do descobrimento & conquista da India pelos Portugueses. Coimbra: João de Barreira e João Álvares, 1552.
CASTIGLIONE, Baldesar. Il libro del cortegiano. A cura di Walter Barberis. Torino: Einaudi, 1998.
CORREA, Manoel. Os Lusiadas do grande Luis de Camões principe da poesia heroica commentados pelo Licenciado […]. Lisboa: Pedro Crasbeeck, 1613.
FIGUEIREDO, Fidelino de. A épica portuguesa no século XVI. Fac-simile da ed. de 1950. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987. p. 281-290.
GALVÃO, Duarte. Crónica de el-rei D. Afonso Henriques. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1995.
GINZBURG, Carlo. Il filo e le tracce. Vero falso finto. Macerata: Quodlibet, 2023.
GÓIS, Damião de. Chronica do felicissimo Rei Dom Emanuel. Lisboa: Francisco Correa, 1566.
RESENDE, Garcia de. Cancioneiro geral. 5 v.. Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1973.
TOCCO, Valeria. Os Lusíadas: dos manuscritos à princeps. Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2012.
SOUSA, Manuel de Faria e. Lusíadas […] comentadas por […]. 2 v.. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1972.
VIRGILE. L´Énéide. Aeneis. Ed. bilingue. Traduction d’Olivier Sers, Paris: Les Belles Lettres, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabel Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.






