Vinte e Cinco de Abril e a memória de uma revolução em ruínas

  • Licia Rebelo de Oliveira Matos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: memória, Revolução dos Cravos, Os memoráveis, Lídia Jorge.

Resumo

Este ensaio traz uma reflexão acerca dos desastres na cultura e na história portuguesa recente, com base na Revolução dos Cravos (1974) e o que restou de memória sobre ela. Analisamos o romance Os memoráveis, de Lídia Jorge (2014), especificamente um de seus personagens, cuja história reflete a queda do status heroico de revolucionário do Vinte e Cinco de Abril desde 1974 até 2004. Entrevistado para um programa de TV estadunidense, o personagem apelidado de major Umbela, que participara ativamente da revolução e do processo revolucionário que a seguiu, guarda a imagem da decadência de um império monumental, contrariando o poder instituído a partir da própria vida e da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licia Rebelo de Oliveira Matos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licia Rebelo de Oliveira Matos é doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também fez o mestrado na mesma área (2013). Tem graduação em Letras Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), é revisora do material didático produzido pela Fundação Cecierj, incluindo o Consórcio Cederj, e foi professora substituta de Literatura Portuguesa na UFRJ (2018).

Publicado
2019-03-25
Como Citar
Matos, L. R. de O. (2019). Vinte e Cinco de Abril e a memória de uma revolução em ruínas. Convergência Lusíada, 29(40), 115-124. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/279