Vozes dos silenciados: resistência escrava e herança colonial em 'deus-dará', 'Não se pode morar nos olhos de um gato' e 'Biografia do Língua'

Palavras-chave: literatura portuguesa, racismo, escravidão, Brasil

Resumo

Com base nos romances deus-dará, de Alexandra Lucas Coelho, Não se pode morar nos olhos de um gato, de Ana Margarida de Carvalho, e Biografia do Língua, de Mário Lúcio Sousa, neste artigo pretendo discutir o constante processo de apagamento da escravidão e seus efeitos no Brasil e Portugal. Apoiado em teóricos como Boaventura de Sousa Santos, Margarida Calafate Ribeiro, entre outros pensadores portugueses, procuro resgatar as vozes desses personagens silenciados pelo Estado e pela história oficial, problematizadores de um tempo e de um espaço sobrepostos aos ossos de uma geografia colonial, concebida a partir da exploração do escravo, da perpetuação da exploração do trabalhador negro e da institucionalização do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Kralik Angelini, Escola de Humanidades- PUCRS

É professor adjunto e coordenador do curso de graduação em Letras/Língua Portuguesa na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutoramento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Lisboa. Pós-doutorado (bolsa CAPES) na área de Literatura Portuguesa Contemporânea pela Universidade de Lisboa. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PUCRS).

Referências

ALVES, Alessandra. “A literatura é o lugar para expurgar a dor do racismo”, afirma Conceição Evaristo, Brasil de Fato, Salvador, 12 ago. 2017. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/08/12/a-literatura-e-o-lugar-para-expurgar-a-dor-do-racismo-afirma-conceicao-evaristo/. Acesso em: 27 out. 2019.

BINET, Ana-Maria; ANGELINI, Paulo Ricardo Kralik. Apresentação, Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 51, n. 4, p. 447-449, out.-dez. 2016.

CARVALHO, Ana Margarida. Não se pode morar nos olhos de um gato. Lisboa: Teorema, 2016.

COELHO, Alexandra Lucas. deus-dará. Lisboa: Tinta-da-China, 2016.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

EVARISTO, Conceição. “Cada vez mais o racismo no Brasil sai do armário”. [Entrevista cedida a] Radio France Internationale, Paris, 23 mars 2019, CartaCapital, São Paulo, 18 set. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/cultura/conceicao-evaristo-cada-vez-mais-o-racismo-no-brasil-sai-do-armario/. Acesso em: 27 out. 2020.

HENRIQUES, Isabel Castro. Classificar o outro: historização e flutuação de conceitos. In: RIBEIRO, António Sousa; RIBEIRO, Margarida Calafate (org.). Geometrias da memória: configurações pós-coloniais. Porto: Afrontamento, 2016.

HENRIQUES, Joana Gorjão. Racismo em português: o lado esquecido do colonialismo. Rio de Janeiro: Tinta-da-China, 2017.

MATA, Inocência. Estranhos em permanência: a negociação da identidade portuguesa na pós-colonialidade. In: SANCHES, Manuela Ribeiro. Portugal não é um país pequeno: contar o império da pós-colonialidade. Lisboa: Cotovia, 2007.

RAMOS, Gabriela. “Aqui no Brasil não existe isso de racismo”, diz Bolsonaro em Fortaleza, O Estado de S. Paulo, 28 jun. 2018. Política. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aqui-no-brasil-nao-existe-isso-de-racismo-diz-bolsonaro-em-fortaleza,70002375442. Acesso em: 5 nov. 2019.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

RIBEIRO, Margarida Calafate. A Casa da Nave Europa: miragens ou projeções pós-coloniais. In: RIBEIRO, António Sousa; RIBEIRO, Margarida Calafate (org.). Geometrias da memória: configurações pós-coloniais. Porto: Afrontamento, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cor do tempo quando foge: uma história do presente. São Paulo: Cortez, 2014.

SARAMAGO, José. As palavras de Saramago. Organização Fernando Gómez Aguilera. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SOUSA, Mário Lúcio. Biografia do Língua. Alfragide: D. Quixote, 2015.

Publicado
2020-04-30
Como Citar
Angelini, P. R. K. (2020). Vozes dos silenciados: resistência escrava e herança colonial em ’deus-dará’, ’Não se pode morar nos olhos de um gato’ e ’Biografia do Língua’. Convergência Lusíada, 31(43), 25-37. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a363