“Com Machado de Assis vou de mão dada”: sobre a cidade do Rio de Janeiro no ‘Breviário do Brasil’, de Agustina Bessa-Luís

  • Viviane Vasconcelos (UERJ/RGPL-PPLB)
Palavras-chave: Literatura Portuguesa, Agustina Bessa-Luís, Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo pretende analisar algumas passagens sobre a cidade do Rio de Janeiro no livro de Agustina Bessa-Luís, Breviário do Brasil (2016). A hipótese central reside no fato de a obra começar e terminar na cidade, oferecendo como um dos guias principais Machado de Assis. No entanto, pretendemos discutir qual é a definição à qual a escritora chega, bem próxima de um lugar de contradições e, igualmente, de uma espécie de metonímia do Brasil. Agustina Bessa-Luís compreende o país como um conjunto de contrastes que forma uma cultura de natureza trágica, mas que desenvolve a imagem da força. Nesse sentido, a proposta tem três breves movimentos. O primeiro, pretende anunciar algumas estratégias de escrita do livro. Em seguida, como essas formulações são importantes na construção de uma cidade que se confunde com a representação, segundo Agustina, de Machado. Por fim, parece interessante notar que a uma das principais características será uma cidade formada por contrariedades de difícil compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Vasconcelos, (UERJ/RGPL-PPLB)

Professora de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo), em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Letras - Português/Italiano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou mestrado em Literatura Portuguesa e doutorado em Literatura Comparada (UFF). É membro do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura. Tem desenvolvido pesquisas dentro da linha 'Literatura e outras artes', dando preferência aos seguintes temas: intertextualidade, biografia e diálogos interartes.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins e Fontes, 2001.

BESSA-LUÍS, Agustina. Breviário do Brasil. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

LIMA, Luiz Costa. Machado: mestre de capoeira. In: SECCHIN, Antonio Carlos; ALMEIDA, José Maurício Gomes de: SOUZA, Ronaldes de Melo (orgs.). Machado de Assis: uma revisão. Rio de Janeiro: In-Fólio, 1998.

LOPES, Silvina Rodrigues. [Resenha] MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina Bessa-Luís: o imaginário total. Lisboa: Dom Quixote, 1983. In: Revista Colóquio/Letras, Lisboa, n. 81, p. 99-100, set. 1984.

MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina Bessa-Luís: o imaginário total. Lisboa: Dom Quixote, 1983.

PORTELA, Artur. Agustina por Agustina. Entrevista. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de Swann. Tradução: Mário Quintana. São Paulo: Globo, 1984. v. 1.

Publicado
2019-12-29
Como Citar
Vasconcelos, V. (2019). “Com Machado de Assis vou de mão dada”: sobre a cidade do Rio de Janeiro no ‘Breviário do Brasil’, de Agustina Bessa-Luís. Convergência Lusíada, 30(42), 188-195. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n42a366