A história acordada: tempo de ação/tempo de reflexão em ‘Os memoráveis’, de Lídia Jorge

  • Claudia Amorim UERJ
Palavras-chave: história, Revolução dos Cravos, memória, ficção.

Resumo

Em Os memoráveis Lídia Jorge volta ao tema da Revolução dos Cravos, revista por três jovens jornalistas que entrevistam as personagens do levante de abril para um documentário para a tevê norte-americana CBS. Dividido em três partes, o romance apresenta a personagem-narradora Ana Machado, que organiza a entrevista. A história dos heróis do levante cruza-se com a história pessoal de Ana, filha do jornalista António Machado, participante dos acontecimentos, e de Rosie Honoré Machado, atriz belga que abandona marido e filha para voltar para o seu país. As diferenças entre as gerações mais novas, que abdicam da história, e os personagens da Revolução, esquecidos na contemporaneidade, ficam evidenciadas nesses tempos de dissolução da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Amorim, UERJ

Possui graduação em Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, principalmente em literatura portuguesa contemporânea e literaturas africanas contemporâneas em língua portuguesa. Publicou recentemente em coautoria com Maria Paladino a segunda edição revista e ampliada (2019) de Cultura e literatura africana e indígena, pela IESDE Brasil, além de artigos em revistas especializadas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Teses sobre a filosofia da História. In: KHOTE, Flávio; FERNANDES, Florestan (orgs.). Sociologia. São Paulo: Ática, 1985.

JORGE, Lídia. Os memoráveis. 4. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2014.

MATEUS, Isabel Cristina. Recensão crítica da obra de: JORGE, Lídia. Os memoráveis. 4. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2014, Revista Diacrítica, Braga, v. 28, n. 3, 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672014000300025. Acesso em: 13 jun. 2017.

PESSANHA, José Américo Motta. História e ficção: entre o sono e a vigília. In: RIEDEL, Dirce Cortes (org.). Narrativa, ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

Publicado
2019-12-29
Como Citar
Amorim, C. (2019). A história acordada: tempo de ação/tempo de reflexão em ‘Os memoráveis’, de Lídia Jorge. Convergência Lusíada, 30(42), 290-297. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n42a367