Hospedar-se em Um quarto em Atenas: um olhar atento para a poesia de Tatiana Faia

  • Luiz Fernando Queiroz Melques Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: poesia contemporânea, Tatiana Faia, literatura e ética

Resumo

Com três títulos de poesia e um volume de contos publicados na déca­da de 2010, Tatiana Faia é um dos nomes que integram o multifacetado cenário da literatura portuguesa contemporânea. Este texto propõe uma aproximação crítica a Um quarto em Atenas (2018), livro de poemas em que a autora partilha com seus leitores o aprendizado de um atento “modo de ver as coisas”. Apoiados em diferentes formulações sobre as variações do olhar presentes nos trabalhos de Josep Esquirol e de Georges Didi-Huber­man, buscamos articular as reflexões suscitadas pelos poemas de Faia ao próprio processo de leitura e recepção de um novo livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Queiroz Melques, Universidade de São Paulo (USP)

É mestre em Letras (Literatura Portu­guesa) pela Universidade de São Paulo. Seus estudos abarcam principal­mente a poesia e a narrativa produzidas por autores de língua portuguesa e espanhola nos séculos XX e XXI. Bacharel e licenciado pela mesma ins­tituição, participa desde 2013 do Núcleo de Estudos de Literaturas de Lín­gua Portuguesa e Ética. Atualmente, tem interesse pelas relações entre teoria literária, crítica e criação, bem como pelos diálogos entre literatura e ética.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luísa Neri. Campinas: Pontes, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.

ESQUIROL, Josep. O respeito ou o olhar atento: uma ética para a era da ciência e da tecnologia. Tradução Cristina Antunes. Belo Horizonte: Au¬têntica, 2008.

FAIA, Tatiana. Um quarto em Atenas. Juiz de Fora: Macondo, 2019.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Ne¬ves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FUNARI, Pedro. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2010.

GLISSANT, Édouard. Pela opacidade. Tradução Henrique Groke e Keila Costa, Criação e Crítica, São Paulo, n. 1, p. 53-55, 2008.

KEATS, John. On seeing the Elgin Marbles. In: GRÜNEWALD, José Lino (org. e trad.). Grandes poetas da língua inglesa do século XIX. Rio de Janei¬ro: Nova Fronteira, 1988. p. 56-57.

LEAL, Filipa. Fósforos e metal sobre imitação de ser humano. Lisboa: Assí¬rio & Alvim, 2019.

PADGETT, J. Michael. Centaurs. In: GAGARIN, Michael (org.). The Oxford Encyclopedia of Ancient Greece and Rome. Nova York: Oxford University Press, 2010. p. 77-78. v. 1.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Melques, L. F. Q. . (2020). Hospedar-se em Um quarto em Atenas: um olhar atento para a poesia de Tatiana Faia. Convergência Lusíada, 31(44), 379-394. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a389