Do silenciamento à autonomia: representações e rasuras das subalternidades femininas em A terceira mãe, de Julieta Monjinho

  • Jorge Vicente Valentim Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ailton Pirouzi Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Silenciamento, Autonomia, Ficção portuguesa contemporânea, Julieta Monginho

Resumo

O trabalho propõe uma leitura do romance A terceira mãe (2008), da escritora portuguesa Julieta Monginho, a partir da percepção de um movimento que vai do silenciamento à autonomia feminina. Na sequência de trajetórias de mãe, filha e neta, a autora entrelaça três gerações distintas de mulheres em contextos diferentes ao longo dos séculos XX-XXI. Ligadas pelo sangue e pelas experiências, as três personagens formam o foco da trama narrativa, com uma especial centralidade sobre a figura da primeira mãe, Rosalina. Assim, do silenciamento imposto à mãe/avó, por fatores sócio-políticos, à autonomia da neta, Joana, a efabulação romanesca tece as trajetórias dessas três mulheres portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Vicente Valentim, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Jorge Vicente Valentim é Licenciado em Letras pela UFRJ, onde também concluiu o Bacharelado em Música (Piano), o Mestrado e o Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa). Atualmente, é Professor Associado de Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) do Departamento de Letras e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar/SP. Finalista do Prémio Jabuti, em 2017, na categoria “Teoria e Crítica Literária”, com a obra “Corpo no outro corpo”: homoerotismo na narrativa portuguesa contemporânea (EDUFSCar, 2016). Vice-Presidente da ABRAPLIP, Gestões 2016-2017 e 2020-2021.

Ailton Pirouzi Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ailton Pirouzi Júnior é Graduado em Letras pela UEL e encontra-se em fase de conclusão da Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor de Português e Literaturas das redes pública e privada do Estado de São Paulo. Atualmente, é mestrando em Estudos de Literatura no PPGLit/UFSCar, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre a ficção do escritor português Pedro Vieira, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim.

Referências

COELHO, Lauro Machado. A ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999.

CASIMIRO, Cláudia. Tensões, tiranias e violência familiar: da invisibilidade à denúncia. In: MATTOSO, José (coord.). História da vida privada em Portugal: os nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 2011, p. 112-140.

MELO, Helena Pereira de. Os direitos das mulheres no Estado Novo: A Segunda Grande Guerra. Coimbra: Almedina, 2017.

MONGINHO, Julieta. A terceira mãe. Porto: Porto Editora, 2019.

MONGINHO, Julieta. À tua espera. Lisboa: Dom Quixote, 2000a.

MONGINHO, Julieta. Dicionário dos livros sensíveis. Porto: Companhia das Letras, 2000b.

POLICARPO, Verónica. Sexualidades em construção, entre o privado e o público. In: MATTOSO, José (coord.). História da vida privada em Portugal: os nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 2011, p. 48-79.

SAMPAIO, Maria de Lourdes Morgado. Julieta Monginho: entre a luz e a sombra, entre os sons e os silêncios. Revista da Faculdade de Letras –Línguas e Literaturas, II Série, vol. XXII, Porto, 2005, p. 549-579.

VILA MAIOR, Dionísio. Julieta Monginho e o “vôo final das aves”. In: PETROV, Petar (org.). O romance português pós-25 de Abril. O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (2003-2014). Lisboa: CLEPUL, 2017, p. 53-60. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/8314/1/VILA%20MAIOR%2c%20Dion%c3%adsio_2017_Julieta%20Monjinho%2c%20pp.53-60.pdf Acesso em: 14 de novembro de 2020.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Vicente Valentim, J., & Pirouzi Junior, A. (2021). Do silenciamento à autonomia: representações e rasuras das subalternidades femininas em A terceira mãe, de Julieta Monjinho. Convergência Lusíada, 32(45), 6-31. https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n45a427