Apresentação

Palavras-chave: Apresentação

Resumo

Apresentação à Convergência Lusíada 44.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Sirihal Werkema , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2007), onde também se graduou (1994), sendo licenciada nas habilitações Português e Inglês. Foi bolsista recém-doutora do PRODOC/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG. Tem experiência na área de Literatura Brasileira em geral, com ênfase nos seguintes temas: teorias do Romantismo, drama romântico, Álvares de Azevedo, poesia e romance do século XIX, Machado de Assis, crítica literária, Modernismo, Oswald de Andrade, história da literatura. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e Procientista/UERJ.

Viviane da Silva Vasconcelos , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na Graduação, Especialização e na Pós-Graduação. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo), em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Letras - Português/Italiano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou mestrado em Literatura Portuguesa e doutorado em Literatura Comparada (UFF). Membro do Polo de Pesquisa de Relações Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura. Integra a Cátedra Almeida Garrett (UERJ) e é pesquisadora vinculada ao projeto Páginas Luso-Brasileiras em Movimento (Fundação Calouste Gulbenkian/Faperj/RGPL). É membro da atual Diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP). Tem desenvolvido pesquisas dentro da linha 'Literatura e outras artes', dando preferência aos seguintes temas: intertextualidade, biografia e diálogos interartes.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Werkema , A. S., & Vasconcelos , V. da S. (2020). Apresentação. Convergência Lusíada, 31(44), 137-140. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a439