Agostinho da Silva e a "Escola de São Paulo"

  • António Braz Teixeira Faculdade de Direito de Lisboa
Palavras-chave: Agostinho da Silva, Escola de São Paulo, Eudoro de Sousa, Vicente e Dora Ferreira da Silva

Resumo

Começando por definir o que denomina como "Escola de São Paulo" - conjunto de pensadores que, em meados do século passado, em torno de Miguel Reale e Vicente Ferreira da Silva, desenvolveu inovadora e convergente atividade especulativa - procura este artigo tratar das significativas afinidades teóricas, reflexivas e temáticas entre os pensamentos de alguns dos seus representantes, especialmente entre os de Agostinho da Silva, Eudoro de Sousa, Vicente e Dora Ferreira da Silva. Afinidades que, não obstante as especificidades da obra de cada um desses autores, demonstram a sua pertença a uma "família espiritual" comum, aqui pensada segundo os termos do que efetivamente se constituiu em verdadeira escola filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Braz Teixeira, Faculdade de Direito de Lisboa

Professor universitário, pensador e ensaísta. Exerceu funções docentes na Faculdade de Direito de Lisboa, na Universidade de Évora e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde é, actualmente, professor associado. É membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, membro correspondente da Academia Portuguesa da História, da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia (Rio de Janeiro) e membro efetivo da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É autor, entre outros, de A Filosofia Jurídica Portuguesa Actual (1959), O Pensamento Filosófico-Jurídico Português (1983), Sentido e Valor do Direito: Introdução à Filosofia Jurídica (1990), Caminhos e Figuras da Filosofia do Direito Luso-Brasileira (1991), Deus, o Mal e a Saudade (1993), O Pensamento Filosófico de Gonçalves de Magalhães (1994), O Espelho da Razão (1997), Ética, Filosofia e Religião (1997) e Formas e Percursos da Razão Atlântica (2001). Recentemente, publicou ainda A Filosofia da Saudade e Diálogos e Perfis: Estudos sobre o Pensamento Português e Luso-Brasileiro, ambos em 2006. É um dos fundadores do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Braz Teixeira, A. (2007). Agostinho da Silva e a "Escola de São Paulo". Convergência Lusíada, 21(23), 45-54. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/596