Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva

  • António Cândido Franco Universidade de Évora
Palavras-chave: Quinto Império, História, Humanidade, Civilização, Futuro

Resumo

Procura esta "Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva" explorar o terna do Quinto Império desde a sua chegada à cultura portuguesa com a obra do padre António Vieira até Agostinho da Silva, passando pelo Fernando Pessoa da Mensagem que recolocou em circulação a ideia no século XX. Interessa ainda perceber a fundamentação literal da ideia a partir da passagem do Livro de Daniel que lhe está na base e cuja hermenêutica passa em geral despercebida. Recorrem-se a textos de Agostinho da Silva, como "Portugal ou as Cinco Idades", que apontam para um entendimento social e civilizacional do Quinto Império.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Cândido Franco, Universidade de Évora

António Cândido Franco nasceu em Lisboa em 1956. Licenciatura em Filologia Românica (1981); Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Expressão Portuguesa (1988); Doutoramento em Literatura Portuguesa (1997); Agregação em Cultura Portuguesa e culturas ibéricas (2006). Professor na Universidade de Évora. Autor de dois romances históricos em torno de Inês de Castro: Memória de Inés de Castro (1990) e A Rainha Morta e o Rei Saudade (2003); estudioso de Teixeira de Pascoaes, a quem dedicou a sua tese de doutoramento e um romance de viagens, Viagem a Pascoaes (2006).

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Cândido Franco, A. (2007). Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva. Convergência Lusíada, 21(23), 55-62. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/597