O Fingimento - Permanência de um tema pessoano em Agostinho da Silva

  • Manuel Cândido Pimentel Universidade Católica Portu­guesa (Lisboa)
Palavras-chave: Cogito, Fingimento, Heterónimos, Fernando Pessoa

Resumo

O tema do fingimento constitui um legado de Fernando Pessoa em Agostinho da Silva, o poeta que este mais admirou e amou. Pessoa está na origem do fascínio de Agostinho pelos jogos ficcionais da despersonalização e da heteronímia, bem presentes na sua obra poética, ficcional e teórica. O tema pessoano do fingimento está, em Agostinho, intima­mente ligado ao processo criador do sentir poético e do pensar, capazes da heteronímia ou do despertar do ser múltiplo ou vário no ser que sente, que conhece e que pensa. Nos seus aspectos mais profundos, o tema do fingimento encaminha-nos para uma metafísica da criação heteronímica e para uma teologia dos heterónimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Cândido Pimentel, Universidade Católica Portu­guesa (Lisboa)

Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portu­guesa (Lisboa) e Director do Departamento de Filosofia e Director do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, na mesma instituição. Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, com obra dispersa por revistas em Portugal e no estrangeiro. Alguns títulos de sua obra: Antero de Quental: Uma Filosofia do Paradoxo (1993), Filosofia Criacio­nista da Morte: Meditação sobre o Problema da Morte no Pensamento Filosófico de Leonardo Coimbra ( 1994), Odis­seias do Espírito: Estudos de Filosofia Luso-Brasileira {1996) e A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra: Ensaio sobre a Intuição do Ser e a Visão Enigmática (2003). Além da crítica e do ensaísmo, cultiva a poesia. De entre as suas obras, que tem assinado com o nome literário Manuel Cândido, destaca-se A Nudez do Tempo (1995).

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Cândido Pimentel, M. (2007). O Fingimento - Permanência de um tema pessoano em Agostinho da Silva . Convergência Lusíada, 21(23), 244-258. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/614