A música e a marionete na comédia de Antônio José, o Judeu

  • Paulo Roberto Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Século XVIII, Barroco, Cristão-novo, Teatro musical, Opera cômica, Marionetes

Resumo

Este ensaio oferece um panorama da vida e da obra do cristão-novo
Antônio José da Silva, o Judeu, dramaturgo do século XVIII. Analisa a contribuição do seu teatro cômico como crítica satírica ao Barroco. Examina a autoria da música nas óperas do Judeu no contexto cultural do reinado de D. João V. Destaca o emprego de marionetes ou bonifrates como intérpretes no teatro popular do escritor luso-brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Pereira , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor pela UFRJ e professor da UFF. Organizou a edição fac-similar de Guerras do alecrim e manjerona e tem no prelo um livro sobre Antônio José da Silva.

Publicado
2006-12-30
Como Citar
Roberto Pereira , P. (2006). A música e a marionete na comédia de Antônio José, o Judeu. Convergência Lusíada, 20(22), 49-61. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/649