A (i)mobilidade narrativa em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago

  • Adriana Gonçalves Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Palavras-chave: heteronímia, movimento, José Saramago

Resumo

O ano da morte de Ricardo Reis, publicado em 1984, ficcionalizará a morte daquele que é, por excelência, uma figura da ficção. Durante a narrativa, interessam-nos as diferenças existentes entre a figura do heterônimo pes­soano e a reprodução dele na obra de Saramago no que diz respeito à certa (i)mobilidade. As relações simbólicas construídas por Saramago entre o personagem-heterônimo e o poeta (também ficcionalizado) e, especial­mente, dele com as figuras femininas, afetarão diretamente sua movi­mentação na narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

É Docente de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) com o projeto: Facetas do exílio em narrativas de Língua Portuguesa do século XXI. Possui Licenciatura em Letras-Português (UBM), mestrado em Estudos Literários (UFV) e doutorado em Estudos de Literatura (UFF). Pesquisadora no grupo Perspectivas pós-coloniais: literaturas e culturas em língua portuguesa (UFF/CNPq) e líder do grupo de pesquisa ELLiP – Estudos de Literaturas em Língua Portuguesa: Memória, Política e Deslocamentos (UEMG/CNPq). Possui como interesse de pesquisa os estudos acerca de identidades culturais, memória e política nas narrativas de língua portuguesa.

Referências

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética (A teoria do romance). São Paulo: Edunesp/Hucitec, 1993.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BÍBLIA, N.T. BÍBLIA Sagrada Ave Maria. São Paulo: Ave-Maria, 2005.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 2017.

DERRIDA, Jacques. Espectrosde Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1994.

GELAIS, R. S. Transfictionality. In: HERMAN, D. [et alli] (Eds.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London: Routledge, 2005

GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Editora Ática, 2004.

GRÜNHAGEN, Sara. Marcenda. Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, Portugal, 2016. Disponível em: http://dp.uc.pt/conteudos/entradas-do-dicionario/item/956-marcenda. Acessado em 15 de novembro de 2020.

HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LOURENÇO, Eduardo. Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.

MENEZES, Adélia Bezerra de. Do poder da palavra. Folha de São Paulo, 29 jan. 1988, Folhetim.

MOISÉS, Leyla Perrone. Fernando Pessoa aquém do eu, além do outro. São Paulo, Martins Fontes, 1982.

PESSOA, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro. Arquivo Pessoa. Lisboa, 1935. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/3007. Acesso em: 08 de novembro de 2019.

PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966.

PESSOA, Fernando. Poemas de Ricardo Reis. Vol.III, Edição de Luiz Fagundes Duarte. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1994.

PIMENTEL, Irene Flunser. O que foi a PIDE? Funções, poderes e métodos. Setenta e quatro. 13 de julho de 2021. Disponível em: https://www.setentaequatro.pt/ensaio/o-que-foi-pide-funcoes-poderes-e-metodos. Acesso em: 13 de julho de 2021.

QUEIRÓS, Carlos. Desaparecido. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/5508/desaparecido. Acesso em: 30 de julho de 2023.

ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: Texto e contexto, 5 ªed., SP: Perspectiva, 1996.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Publicado
2024-01-07
Como Citar
Gonçalves, A. (2024). A (i)mobilidade narrativa em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Convergência Lusíada, 35(51), 85-103. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a676