Funcionários ilustrados na Bahia do final do século XVIII. Trajetórias, conflitos e acomodações

  • Tereza Cristina Kirschner Universidade de Brasilia (UNB)
Palavras-chave: reformismo português, funcionários régios, Bahia

Resumo

Este artigo examina a atuação de funcionários régios luso-brasileiros na capitania da Bahia, no contexto do movimento reformista português do final do século XVIII. Destaca a identificação desses funcionários com a política da Coroa, as redes clientelares nas quais se inseriam, os conflitos que enfrentavam com as populações locais, os canais e processos de encaminhamento das insatisfações dos vassalos da América e a forma como o Antigo Regime administrava os conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Kirschner, Universidade de Brasilia (UNB)

Professora do Departamento de História da Universidade de Brasília. Atuação na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Área de pesquisa: História moderna/História das Idéias/ Brasil colônia. Pós-doutorado: Universidade Nova de Lisboa e Doutorado pela Universidade de Paris III. Pesquisa atual: Ilustrados luso-brasileiros. Trajetórias. Artigos mais recenres publicados na área de Brasil/Colônia, final do século XVIII.

Publicado
2005-12-30
Como Citar
Cristina Kirschner, T. (2005). Funcionários ilustrados na Bahia do final do século XVIII. Trajetórias, conflitos e acomodações . Convergência Lusíada, 19(21), 322-335. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/706