Pistas do feminino em Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Nathalie Quintane

Palavras-chave: Lirismo, feminino, contemporâneo

Resumo

O presente artigo visa a estabelecer um possível diálogo entre a “pós-poeta” francesa Nathalie Quintane e a poetisa portuguesa Adília Lopes com a poeta brasileira Ana Cristina Cesar, em torno da polêmica e sempre atual questão de uma escrita feminina e de possíveis desdobramentos de um lirismo singular. A hipótese é de que as poetas aqui em questão remodelam, cada uma à sua maneira, a história do lirismo no feminino, adotando um ponto de vista crítico que quebra toda certeza identitária ou epistemológica. Assim, o artigo propõe também pensar como as sensibilidades líricas contemporâneas circulam e variam de um lado e outro do Atlântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Masé Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

É professora associada da Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em Letras pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, com tese sobre a obra de Raduan Nassar, Une poétique de l’intertextualié. Atualmente pesquisa a poesia contemporânea, desenvolvendo estudos acerca das relações entre tradução e escrita, lirismos e feminismos.

Referências

BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. Até onde a respiração me leve. In: ROQUETTE-PINTO, Claudia. Corola. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2000.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguilar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Tradução de Léa Süssekind. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloisa (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

CESAR, Ana Cristina. Correspondência completa. 2a. ed. Rio de Janeiro: CBAG, 1979.

CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Editora Ática, 1999.

CESAR, Ana Cristina. Gants de peau et autres poèmes. Tradução de Michel Riaudel. Paris: Chandeigne, 2005.

CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

COLLOT, Michel. Le sujet lyrique hors de soi. In: RABATÉ, Dominique (Org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. p. 112-125.

COMBE, Dominique. La référence dédoublée: le sujet lyrique entre fiction et autobiographie. In: RABATÉ, Dominique (Org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

COMBE, Dominique. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia (tradução de Iside Mesquita e Vagner Camilo). Revista USP, São Paulo, n. 84, p. 112-129, dezembro-fevereiro 2009-2010. Disponível: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13790/15608. Acesso em: 5 maio de 2023.

GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009, p. 46.

GLENADEL, Paula. Nathalie Quintane por Paula Glenadel. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.

HOCQUARD, Emmanuel. Tout le monde se ressemble: une anthologie de poésie contemporaine. Paris: POL, 1995.

LOPES, Adília. Maria Cristina Martins & Le poète de Pondichéry. Tradução de Henri Deluy. Paris: Fourbis, 1993.

LOPES, Adília. Au pain et à l’eau de Cologne. Tradução de Henri Deluy, Nathalie Quintane et al. Romainville: Al Dante, 2005.

LOPES, Adília. Como se faz um poema? (Resposta a um Inquérito), Inimigo Rumor, Rio de Janeiro, São Paulo, n. 20, p. 109-110, 2008.

LOPES, Adília. Dobra: poesia reunida. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas (tradução de Flávia Cera). Sopro, Florianópolis, n. 20, janeiro 2010. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf. Acesso em: 5 maio de 2023.

LUDMER, Josefina. Littératures post-autonomes: un état autre de l’écriture. Tradução de Baptiste Gillier. L’Objet littérature, 2013. Disponível em: https://oblit.hypotheses.org/509. Acesso em: 5 maio de 2023.

MARTELO, Rosa. As armas desarmantes de Adília Lopes, Didaskalia, Porto, n. XL, p. 207-222 , 2010.

MARTELO, Rosa. Memórias da infância na poesia de Adília Lopes: lirismo e autobiografia, Telhado de Vidro, Lisboa, Averno, n. 22, 2017.

MAULPOIX, Jean-Michel. La quatrième personne du singulier. In: RABATÉ, Dominique (Org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

PEDROSA, Celia; KLINGER, Diana; WOLFF, Jorge; CÁMARA, Mario (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

QUINTANE, Nathalie. Début. Autobiographie. Paris: POL, 1999.

QUINTANE, Nathalie. A poesia é o fruto de uma gata morta (sobre uma nota de Adília Lopes). Tradução de Masé Lemos. Inimigo Rumor, Rio de Janeiro, São Paulo, n. 17, p. 44-49, 2005.

QUINTANE, Nathalie. Nathalie Quintane por Paula Glenadel – Antologia. Tradução: Paula Glenadel. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.

QUINTANE, Nathalie. Tomates. Paris: POL, 2010.

RABATÉ, Dominique. Présentation. In: RABATÉ, Dominique. (Org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

SANTIAGO, Silviano. Singular e anônimo. In: SANTIAGO, Silviano. Nas malhas das letras. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

SILVA, Sofia Maria de Sousa. Reparar brechas: a relação entre as artes poéticas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Adília Lopes e a tradição moderna. 2007. 160 f. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10676/10676_1.PDF. Acesso em: 5 maio de 2023.

SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar por Marcos Siscar. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011.

SOLLERS, Philippe. Lettres d’amour de la religieuse portugaise. Bordeaux: Éditions Elytis, 2009.

SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. 2a. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Publicado
2024-01-07
Como Citar
Lemos, M. (2024). Pistas do feminino em Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Nathalie Quintane. Convergência Lusíada, 35(51), 238-265. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1021