Pequenas palavras e outras formas de resistência em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares

Palavras-chave: Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Gonçalo M. Tavares, silêncio do vazio, indizível, Literatura Portuguesa

Resumo

Recorrendo a uma escrita seca e fragmentária, Gonçalo M. Tavares, em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, combina palavras com outros códigos simbólicos (números, pontos, traços) e, no vão entre essas ligações raras, faz com que o silêncio e o vazio, e de modo especial, formas de “silêncio do vazio” expressem o indizível e o inefável. Essa presença confirma o esforço de recriação da escrita literária nesse contexto de crise e de desumanização da linguagem. A partir do encontro das personagens protagonistas desse romance com Agam Josh, o artista, discu­te-se a possibilidade do “silêncio do vazio” poder oferecer resistência ao eco das palavras e à superficialidade do quotidiano ao dizer o indizível. Para tanto, as referências amparam-se em Paz (2012), Tofalini (2020) e nos escritos de Gonçalo M. Tavares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ibrahim Alisson Yamakawa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Letras Inglês Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2013), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2017), com dissertação intitulada “Aprender a Rezar na Era da Técnica: as formas do silêncio e os silêncios das formas”, e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2022), com tese intitulada “Entre vazio(s) e silêncios: o indizível e o inefável em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”.

Referências

KOVADLOFF, Santiago. O silêncio primordial. Tradução: Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PERCEBER, In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/perceber. Acesso em: 7 de abr. 2023.

TAVARES, Gonçalo M. A perna esquerda de Paris seguido de Roland Barthes e Robert Musil. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2004a.

TAVARES, Gonçalo M. O senhor Brecht. Lisboa: Editorial Caminho, 2004b.

TAVARES, Gonçalo M. 1. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

TAVARES, Gonçalo M. O senhor Swedenborg e as investigações geométricas. Lisboa: Editoral Caminho, 2009.

TAVARES, Gonçalo M. Breves notas sobre as ligações (Llansol, Molder e Zambrano). Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2012.

TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Lisboa: Editorial Caminho, 2013.

TAVARES, Gonçalo M. Uma menina está perdida no século a procura de seu pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

TAVARES, Gonçalo M. Breves notas sobre a Literatura-Bloom: dicionário literário. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2018.

TAVARES, Gonçalo M. Investigações. Novalis. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2020a.

TAVARES, Gonçalo M. Literatura, imaginação e realidade. In: FRANCO, José Eduardo; CAETANO, João Relvão (Org.) Globalização como problema: temas de estudos globais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2020b, p. 185-194.

TOFALINI, Luzia A. Berloffa. Silêncios e literatura: construções de sentido em Jerusalém. Maringá: Eduem, 2020.

Publicado
2024-01-07
Como Citar
Yamakawa, I. A. (2024). Pequenas palavras e outras formas de resistência em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares. Convergência Lusíada, 35(51), 12-28. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a542