A Escola como Memória do Futuro

  • Olga Pombo Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Filosofia da Educação, Antinomias, Escola, Profeta, Memória

Resumo

Partindo do reconhecimento do carácter antinómico que atravessa a questão educativa, procuraremos ver de que modo Agostinho da Silva faz confluir na ideia da Escola o seu rousseauismo optimista e o seu platonismo militante. Aparentemente paradoxal, a figura da Escola surge então em todo o seu esplendor. Não como dispositivo de modelação, lugar de recuperação do adquirido ou de (mera) reinvenção do passado mas como Memória do Futuro, comunidade de estudo onde o professor ensina aquilo que não sabe ainda e o aluno recorda aquilo que um dia saberá. Templo laico onde se espera "que em nós brote aquilo a que viemos" (Agostinho da Silva, Sete Cartas a um Jovem Filósofo, p. 53).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Pombo, Universidade de Lisboa

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Filo­sofia Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. E actualmente Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Entre outros títulos, publicou: Quatro Textos Excêntricos: Filosofia da Educação (Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell e Ortega Y Gasset, selecção, tra­dução e prefácio). Lisboa: Relógio d' Água, 2000, 105 p.; A Escola, a Recta e o Circulo. Lisboa: Relógio d'Água, 2002, 316 p.; Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio d' Água, 2004, 203 p.; Unidade da Ciência: Programas, Figuras e Metáforas. Lisboa: Editora Duarte Reis, 2006, 324 p.; "Agostinho da Silva. Um Arquétipo Vivo do Professor". ln: Renato Epifânio, Romana Valente Pinho e Amon Pinho Davi (orgs.). ln Memoriam de Agostinho da Silva: 100 Anos, 150 Nomes. Corroios, Portugal: Zéfiro, 2006, pp. 354-359.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Pombo, O. (2007). A Escola como Memória do Futuro. Convergência Lusíada, 21(23), 281-291. Recuperado de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/618