A lusofonia na mídia portuguesa, o caso da comemoração dos 500 anos brasileiros

Autores/as

  • Igor José de Renó Machado

Palabras clave:

lusofonia, mídia

Resumen

O artigo analisa como a cobertura da mídia portuguesa sobre as comemorações dos 500 anos expressa uma visão sobre o Brasil ao mesmo tempo em que constrói um discurso naci­onalista (Fox, 1990). Focando no mês de abril de 2000, quando foi mais incensa a cobertura, ilustro como a lusofonia se difundiu entre os órgãos de imprensa. A preocupação principal é especificamente com a representação do Brasil e brasileiros e a ligação entre o pensamento imperial renovado e o lugar que confere ao Brasil. Demonstro como ao Brasil é ligada uma imagem de selvageria, contraposta à suposta idéia de "civilização portuguesa".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2002-12-30

Cómo citar

de Renó Machado , I. J. (2002). A lusofonia na mídia portuguesa, o caso da comemoração dos 500 anos brasileiros. Convergência Lusíada, 17(19), 193–206. Recuperado a partir de https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/777

Número

Sección

Relações Luso-Brasileiras, Enlaces e Desenlaces