Carlos de Oliveira: até que a pintura fenda

Auteurs

  • Marlon Augusto Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Mots-clés :

Carlos de Oliveira, Pablo Picasso, Guernica, Ekphrasis.

Résumé

No poema “Descrição da guerra em Guernica”, publicado no livro Entre duas memórias, o poeta português Carlos de Oliveira elabora em dez pequenas seções um exercício ekphrástico do quadro Guernica, de Pablo Picasso. O objetivo deste ensaio é pensar que, nesse exercício ekphrástico, o poeta elabora, na esteira do pensamento benjaminiano, uma teoria do testemunho histórico — narra uma catástrofe, estabelece um impasse na representação: como dizer desse trauma inscrito na história da humanidade? — e, na esteira do pensamento de Jorge de Sena, um testemunho poético — fazendo da pintura de Picasso uma constelação de significantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marlon Augusto Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Marlon Augusto Barbosa é doutorando em Teoria Literária pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras: Português e Literaturas de expressão portuguesa (2014) e mestrado em Teoria Literária (2017) pela mesma instituição. É o editor responsável pela Revista Garrafa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura e membro da Comissão Editorial da revista Mulemba.

Téléchargements

Publiée

2019-03-25

Comment citer

Barbosa, M. A. (2019). Carlos de Oliveira: até que a pintura fenda. Convergência Lusíada, 29(40), 50–67. Consulté à l’adresse https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/275